Conheça a empresa que moldou o visual do universo de STAR WARS e hoje amplia seus limites na produção de filmes e séries
A segunda temporada de Andor já está com todos os episódios disponíveis no Disney+! Na série, enquanto os movimentos de rebelião começam a se articular em diferentes partes da galáxia, Cassian (Diego Luna) surge como fundamental nesse processo. Mas como toda essa história é contada de forma tão realista aos olhos do telespectador?
Quando George Lucas fundou a Industrial Light & Magic (ILM) em 1975, sua intenção era simples: criar efeitos visuais para um filme que projeta o inédito. Esse filme era STAR WARS: EPISÓDIO IV – UMA NOVA ESPERANÇA. O resultado foi a criação de um novo padrão para a indústria cinematográfica, que desde então tem sido impulsionada por inovações constantes promovidas pela empresa.
Como uma divisão da Lucasfilm, a ILM se consolidou como uma referência global em efeitos visuais. De lá pra cá, foram mais de 300 produções, 50 periódicas ao Oscar, 16 estatuetas conquistadas, além de descontos de prêmios Emmy, BAFTA, VES Awards e Oscars Sci-Tech. A empresa tem sede no Presídio de São Francisco (Califórnia), com filiais nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia. A liderança atual é Lynwen Brennan, que integra a companhia desde 1999.
A trajetória da ILM inclui momentos-chave na história do cinema: o primeiro personagem gerado por computador (Young Sherlock Holmes, 1985), os dinossauros realistas de Jurassic Park (1993), a introdução de captura de movimento com Jar Jar Binks em STAR WARS: Epsódio I (1999), e o uso pioneiro de cenários virtuais em tempo real com The Mandalorian (2019), por meio da tecnologia StageCraft – ambos disponíveis no Disney+. Este sistema, reconhecido com o Emmy de Engenharia em 2022, também foi utilizado em Andor.
Além de efeitos especiais, a ILM constrói diferentes universos. Foi assim com os filmes de Indiana Jones (1981 – 2023) , a saga Harry Potter (2001 – 2011) e Piratas do Caribe (2003-2017), Os Vingadores (2012), esse último disponível no Disney+. E é assim com Andor, onde a ambientação realista é um dos pontos centrais para a construção da narrativa.
Ambientada cinco anos antes dos eventos de Rogue One: Uma História STAR WARS (2016), Andor acompanha a trajetória de Cassian Andor (Diego Luna), de um desconhecido cético à peça fundamental na construção da rebelião contra o Império. A série estreou sua primeira temporada em 2022 e acaba de estrear sua segunda temporada, com todos os episódios já disponíveis no Disney+.
A produção, que conta com tecnologia de ponta da ILM desde seu início, foi idealizada por Tony Gilroy , também responsável por Rogue One. “Fizemos esta série em nossa própria bolha. Estávamos em Londres e sentimos que ninguém estava prestando atenção em nós”, afirma Gilroy. “Ficamos tão trancados por tanto tempo que não sabíamos realmente o que tínhamos. Esta série é tão grande que você nem consegue assisti-la na íntegra enquanto a faz. Ficamos surpresos quando montamos tudo no final e pudemos ver o que havíamos alcançado.”
Aclamado pela crítica e indicado a oito prêmios Emmy®, incluindo Melhor Série Dramática, Andor também se destacou pela sua abordagem na construção dos personagens. Gilroy explica: “Sempre pensamos na primeira temporada como a educação de Cassian Andor. Quem é Cassian? Ele é um ninguém desiludido que está profundamente insatisfeito com a vida. Mas sabemos que, no final, vamos fazer dele um herói épico. ”
Para Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm e produtora executiva, Andor é fruto de uma expansão criativa que Rogue One tornou possível. “O sucesso de Rogue One abriu as portas para explorar novas histórias dentro do universo Star Wars. Quando me aproximei de Tony Gilroy e Diego Luna para desenvolver Andor, ambos ficaram imediatamente fascinados. A recepção incrível da primeira temporada abriu o caminho para uma segunda parcela cheia de ação, que nos envolve diretamente aos eventos de Rogue One e ao alvorecer de Star Wars: Uma Nova Esperança.”
A segunda temporada de Andor já está com todos os episódios disponíveis no Disney+.
Veja também: